quarta-feira, 13 de abril de 2011

Funcionamento de uma pilha

Na última postagem,falei sobre como podemos construir uma pilha usando limões.Mas afinal,como funciona uma pilha?

Muitos metais, quando colocados dentro d’água, soltam íons seus na água. Assim, o zinco liberta, na solução de ácido sulfúrico, íons positivos bivalentes de zinco, . Os dois elétrons que com esse íon formavam um átomo (neutro) são retidos no eletrodo de zinco. Ao redor desse eletrodo ficam então muitos íons positivos de zinco, e o eletrodo fica com um excesso de elétrons.

A diferença de potencial entre o cobre e o zinco aparece então porque esses dois metais não tem a mesma facilidade para libertar íons na solução.


Poderíamos levantar a seguinte dúvida: se o zinco vai cedendo elétrons ao cobre, através do condutor c, depois de algum tempo o zinco e o cobre ficarão com igual número de elétrons, e portanto, ao mesmo potencial, e a pilha deixará de funcionar.

Agora podemos compreender claramente o que significa a expressão: “a pilha transforma energia química em energia elétrica”. Significa que a reação química SO4 + Zn = ZnSO4 + 2 elétrons.Lberta dois elétrons, isto é, liberta carga elétrica.

Mais informações em: http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/pilha/teoria_eletrolitica_pv/

POSTADO POR LUCAS COSTA - 2C AHÚ - 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário